domingo, 15 de janeiro de 2017

Espaço Geográfico - Continentes, Oceanos e Mares

O planeta Terra possui cerca de 510 milhões de km². Desse montante, temos aproximadamente 30% do mesmo composto por terras emersas e 70% por terras submersas, onde temos a presença dos oceanos.

Na área compreendida pelas terras emersas é divida em seis continentes, sendo eles: Ásia, América, África, Antártica, Europa e Oceania.

Mapa Mundi – “Continentes e Oceanos”
Fonte: aprenderbrincando.no.sapo.pt/localizacao.htm

Mas o que é um continente?

Teoricamente, um continente é entendido por uma porção de terras emersas, contínuas e de grande extensão.

No entanto, este conceito é apenas didático, uma vez que na prática ele não se aplica. Evidências de sua refutação está no fato de que a Oceania é um continente, apesar de não haver a continuidade exigida pelo conceito, afinal é um continente formado por diversas ilhas. Outro continente que acaba por refutar o conceito é o próprio continente Eurasiático, pois lá existe dois continentes em um só bloco de terra emerso, a Europa e a Ásia. Onde está a continuidade destes continentes uma vez que findam nos Montes Urais na Rússia? Outro ponto a ser analisado é a pequena extensão do continente europeu que acaba sendo do tamanho e muitas vezes até menor que alguns países.

A análise geográfica do planeta Terra nos leva a conclusão de que a maior parte das terras emersas do planeta estão situadas acima da linha do Equador. No hemisfério norte observa-se que existe uma equiparação entre a quantidade de água e a quantidade de terras emersas, ao contrário do hemisfério sul, onde temos aproximadamente 90% do espaço ocupado pelos oceanos.

A Ásia é o maior dos continentes chegando a ocupar cerca de 30% das terras emersas do planeta, em razão de sua grande extensão em leste/oeste, mas principalmente norte/sul, existe no continente uma grande diversidade de climas, vegetação, culturas, etnias, etc. É neste continente que encontramos o pico mais elevado do mundo, o pico co Everest com 8.848 metros de altitude, considerado o “Teto do mundo”.

Pico do Everest
Fonte: www.geographicguide.net/earth/everest.htm

Na Ásia encontramos áreas com rios caudalosos com os rios Ganges e Indo na Ìndia, o Iang-Tsé e Huang Ho na China, imensos desertos e áreas de clima equatorial, áreas densamente povoadas e outras quase inóspitas. Economias ricas como a do Japão e países muito pobres como Bangladesh.

O continente americano também possui uma grande diversidade paisagística em razão de sua extensão norte/sul. Mas um ponto que marca com intensidade o continente é a diversidade sócio-econômica levando inclusive a uma regionalização marcada por riqueza de um lado e pobreza do outro (América Anglo-Saxônia e América Latina), levando a idéia de duas Américas em um só continente.

A América Anglo-saxônica é marcada pelo avanço tecnológico, pelo seu desenvolvimento e produção econômica intensa, já a América Latina é vista com uma área onde ocorre a dependência econômica e tecnológica, com verdadeiro atraso econômico e científico frente às nações ricas.

A África é rotulada como o continente dos problemas sociais, econômicos e até mesmo físicos com destaque para os grandes problemas ocasionados pelo clima seco em grande parte do continente.

A África é cortada pelos 03 trópicos, possuindo então além de áreas desérticas com o deserto do Saara, Namíbia/Kalahari, áreas úmidas como a floresta do Congo (Equatorial) e outras tropicais com nas regiões das savanas.

Deserto do Saara
Fonte: bielleite.wordpress.com/.../ e topazio1950.blogs.sapo.pt/177319.html

Porém o que mais chama a atenção com relação ao continente africano é o estado de miséria da população.

A Europa, um pequeno continente que na realidade é uma península do continente eurasiático, é um continente com intensa riqueza e pouca diferença entre os países que a compõem. Um aspecto marcante do continente é a sua grande fragmentação, possuído países com grandes dimensões como a França e Alemanha e até mesmo a parte européia da Rússia e outros com pequenas dimensões como Luxemburgo, Mônaco, Vaticano, entre outros.

A Antártida é marcada como o continente gelado. Neste continente frio, só é permitido a ocupação por qualquer país se for com intenção à pesquisa científica.

A Oceania é um continente formado por inúmeras ilhas, com destaque para a Austrália e a Ilha da Nova Zelândia. Estas duas nações são as únicas que dentro da nova divisão mundial entre países ricos e pobres se enquadra nos países ricos apesar de estar no hemisfério sul do planeta.

Dentre os oceanos que compõem nosso planeta, o oceano pacífico é o maior deles. Sua área representa entre 30% e 35% de toda a superfície terrestre. A área do oceano Pacífico é maior do que todas as áreas dos continentes reunidos e é nele que se encontra o ponto mais profundo da Terra, as Fossas Marianas com 11 mil metros de profundidade.

O Atlântico é o segundo oceano em área, localizado entre o continente americano e os continentes europeu e africano. É dividido em Atlântico Norte e Atlântico Sul. O Atlântico norte por estar situado entre a América Anglo-Saxônica e a Europa é considerado o mais importante oceano por ordem econômica.

O oceano índico é considerado o menor entre os oceanos e por sua localização geográfica não possui uma grande expressividade econômica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário