sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Geologia do Brasil – Minerais

Minerais

Os minerais são entendidos com substâncias com composição química definida, origem inorgânica, estrutura interna organizada de forma geométrica e que ocorre naturalmente na crosta terrestre ou em outros corpos celestes, ou seja, os minerais diferentemente das rochas são formados por um único elemento.

Quartzo

Ouro 

Diamante 

Os minerais são recursos naturais de grande importância para o homem, pois podem ser de grande utilidade para a fabricação de utensílios domésticos, jóias, materiais para construção e principalmente como fonte de energia.

Podemos classificar os minerais em 03 grupos distintos:

- Minerais metálicos: São compostos por elementos físicos e químicos do metal como o ferro, o cobre, chumbo, zinco, alumínio, entre outros.

- Minerais não-metálicos: Não possuem elementos físicos e químicos do metal como o diamante, calcário, enxofre, sal, entre outros.

- Minerais energéticos: São compostos por elementos de origem orgânica como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.

Minerais Metálicos

O Ferro está entre os recursos minerais mais abundantes no Brasil, que possui a quinta maior reserva mundial, com isto o Brasil se destaca entre os maiores produtores e maiores exportadores do minério no mundo.


As principais jazidas de ferro do Brasil estão localizadas no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais, na Serra dos Carajás (Pará) e no Maciço do Urucum no estado do Mato Grosso do Sul).

A principal área produtora de ferro do Brasil, está localizada em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero que representa 75% da produção esta área está representada pela cidades de Belo Horizonte, Congonhas do Campo, Mariana e Santa Bárbara. A Companhia Vale do Rio Doce é a responsável pela produção de ferro no Quadrilátero e a produção voltada a exportação utiliza a estrutura a estrada de ferro Vitória-Minas para escoar o produto até o Porto de Tubarão no estado do Espírito Santo.

O Maciço do Urucum está localizado na área compreendida pelo Pantanal. Estas reservas não são muito exploradas por estarem muito distantes dos mercados consumidores e pela baixa qualidade do ferro encontrado na jazida.

A jazida da Serra dos Carajás é considerada uma das maiores do mundo em quantidade de minério de ferro, possuindo ainda grandes reservas de manganês. A produção é realizada pela Companhia Vale do Rio Doce e a produção é escoada para o mercado externo pelo Porto de Itaqui em São Luiz/Maranhão.

Além do ferro, o Brasil também é grande produtor de manganês, possuindo a sexta maior reserva do planeta. A maior parte destas reservas está localizada na Serra dos Carajás (PA) e no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais, na Serra do Navio (Amapá) a produção já está escassa. O Brasil abastece grandes mercados com o manganês como os EUA, França, Alemanha e Japão.

Máquinas de Mineração – Carajás/PA

O alumínio pode ser encontrado na Amazônia, Amapá, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. O Brasil está em terceiro lugar na quantidade de reserva da bauxita, possuindo quase 14% das reservas mundiais do minério.

Dentre os minérios de grande consumo no mundo, o cobre ocupa a terceira colocação, perdendo apenas para o ferro e o alumínio. A maior reserva deste minério está localizada no Chile que possui aproximadamente 27% do total mundial,o Brasil possui pouco menos que 2% das reservas mundiais, sendo dependente do mercado externo para suprir a necessidade interna. No Brasil encontra-se cobre nas jazidas de Camaquã, no Rio Grande do Sul, Caraíba na Bahia e Carajás no Pará.


Dentre os produtos que o Brasil importa em grande quantidade estão o cobre, o enxofre e o mercúrio, no entanto estes minérios podem ser encontrados em pequenas quantidades no país.

A cassiterita, de onde se extrai o estanho pode ser encontrado no estado de Rondônia, o sal marinho nas regiões nordestinas de Areia Branca, Macau, Açú e Mossoró do Rio Grande do norte e no Rio de Janeiro.

A região de Serra Pelada no localizado no estado do Pará, teve grande importância na década de 1980, quando aconteceu a abertura do maior garimpo a céu aberto do mundo. Pessoas de várias regiões do Brasil e até de outros países foram para a região de Serra Pelada para explorar o ouro e grande parte destas pessoas enriqueceram do dia para noite.


Segundo dados da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), o país ocupa a sexta posição no ranking de reservas de urânio. Inicialmente foram prospectados apenas os campos da Mina da Lagoa Real em Caetité (Bahia) e Santa Quitéria no Ceará). Sua aplicação mais importante está na produção de energia, principalmente o U235, através da fissão nuclear, que leva a evaporação da água de um tanque que leva ao acionamento de turbinas gerando energia elétrica, mas também pode ser utilizado na fabricação de projéteis de armas de fogo com liberação de radiação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário