Coordenadas terrestres
As coordenadas geográficas correspondem ao encontro de linhas imaginárias traçadas no planeta Terra. As linhas horizontais são conhecidas como “Paralelos”, as linhas verticais são conhecidas como “meridianos”.
O paralelo principal é chamado de “Linha do Equador” e o meridiano principal é conhecido como “Meridiano de Greenwich”.
Para se encontrar as coordenadas geográficas é necessário que tenhamos os pontos exatos dos paralelos (Latitude) e dos meridianos (Longitude). Esta duas medidas são obtidas em valores com graus ( º ), minutos (́́ ̀ ) e segundos ( ̏ ).
Fonte: santa_isabel.tripod.com/tecnica/orientacao/la...
Conceitualmente, podemos definir:
• Latitude: É a distância de um ponto qualquer até a linha do equador e pode variar de 0º à 90º. A linha do Equador divide o planeta em dois hemisférios (Austral/Meridional/Sul e Boreal/Setentrional/Norte). Além da Linha do Equador (0º), ainda temos outros 04 paralelos que se destacam, sendo eles, o Trópico de Câncer (23º 30' N), Trópico de Câncer (23º 30' S), Círculo Polar Ártico (66° 33' N) e Círculo Polar Antártico (66° 33' S)
• Longitude: É distância de um ponto qualquer em relação ao meridiano de Greenwich e pode variar de 0º à 180º. O Meridiano de Greenwich divide o mundo em dois hemisférios (Oriental/Leste e Ocidental/Oeste).
Fonte: www.ciese.org/curriculum/boilproj/links.html
O Meridiano de Greenwich corresponde ao meridiano referencial do mundo. Este status foi concebido na conferência de Washington de 1884 com o intuito de padronizar as horas do mundo.
O antimeridiano corresponde ao meridiano localizado a 180º de distância do meridiano analisado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário