Representações cartográficas
A cartografia é muitas vezes praticada, porém apenas com “senso comum”. Quando tentamos Chegar a um lugar que não conhecemos utilizando um mapa feito a mão ou mesmo ao consultar o guia de ruas para se localizar e encontrar um endereço, estamos praticando a cartografia. A prática de interpretar seja um mapa ou um guia exige uma leitura cartográfica que para muitos é difícil, exigindo uma alfabetização cartográfica.
O conhecimento e o domínio sobre os vastos territórios do mundo são possíveis graças a ciência cartográfica, sendo expressos principalmente através dos mapas e das cartas. O espaço geográfico pode ser representado também por plantas, croquis, imagens de satélites, perfis topográficos, maquetes entre outros.
Sensoriamento Remoto
Fontes: www.unievangelica.edu.br.
Imagem de Satélite
Elementos de um mapa
Conceitualmente a cartografia pode se entendida como a arte de passar para o papel o real e para isto precisamos adotar algumas convenções e regras, não podendo faltar em hipótese alguma as informações como:
- Título: Através do título já conseguimos instantaneamente identificar o tema abordado no mapa. É relacionado com a informação principal do mapa.
- Escala: É por meio da escala que poderemos demonstrar para o leitor do mapa a relação que foi estabelecida entre o real e o que está projetado no papel. Esta escala pode ser representada no mapa de forma numérica ou de forma gráfica.
Escala numérica
Escala gráfica
Para a leitura da escala (numérica), deve-se entender que o numerador corresponde a cada centímetro do papel e o denominador o tamanho real que será representado no papel. Analisando o exemplo anterior (1:10.000.000), temos então que cada centímetro do papel representa 10.000.000 de centímetros do Real, ou seja, o real foi reduzido em 10.000.000 vezes.
A escala gráfica tem a vantagem de facilidade na leitura imediata, uma vez que cada centímetro da escala é expressa ao lado com a respectiva distância em Km.
Ou seja, a escala 1:10.000.000 é menor que a escala 1:10.000
Caso seja necessário a transformação das escalas para Km, atentar-se para a tabela abaixo:
- Norte geográfico: Identifica a posição geográfica do mapa
- Legenda: Utilizado para facilitar a leitura dos dados expressos no mapa. Muito útil principalmente nos mapas temáticos, pois sem a legenda a leitura do mapa acaba sendo dificultada. Exemplo abaixo:
As legendas também podem vir representadas por cores, símbolos entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário