Quando se fala em lugar, geralmente as pessoas sabem o que é por senso comum, podem não saber a teoria, mas na prática sabem determinar um lugar. Geograficamente um lugar tem o significado relacionado a cada indivíduo, onde ocorrem as experiências pessoais de cada pessoa.
Cada lugar tem um valor especial para o indivíduo, o lugar que para uns é apenas uma rua por exemplo, para outros pode representar toda uma história de infância e mesmo de uma vida toda.
Exemplo de lugares: - Uma rua
- Um bairro, etc.
Já o Conceito de Paisagem tem um significado mais científico (geográfico). Conceitualmente Paisagem uma parte da superfície com suas características sociais e físicas. Estas áreas possuem uma certa homogeneidade entre seus espaços.
Como a paisagem é vivenciada por uma coletividade, ela constantemente sofre metamorfose, sendo muito dinâmica
Exemplo de paisagens: - Paisagem equatorial
- Paisagem litorânea, etc.
O conceito de Território, já é mais complexo, uma vez que envolve um certo cunho geopolítico. Território é compreendido como uma área física, real, onde os seres humanos consigam viver e reproduzir, estabelecendo laços com aquele espaço.
Um território é determinado por uma área apropriada por uma comunidade. Se um povo existe, com seus costumes, religião, língua, etc, e não possui um território, é considerado como uma nação. Uma vez que este povo possui um espaço determinado e apropriado para si, passamos a ter então um Estado-nação.
O Brasil é um Estado-nação. Mas existem muitos povos que não possuem o seu espaço. Exemplo: Os curdos, Bascos, Palestinos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário