Classificação dos mapas
Os mapas são representações que o homem faz de diversas áreas do planeta Terra. Estas representações podem ser elaboradas de acordo com o interesse.
De acordo com a classificação, existem mapas físicos como o mapa geomorfológico (relevo), mapa climático (clima de uma região), mapa hidrográfico (hidrografia de uma região) e biogeográfico (vegetação). Existem também os mapas humanos como os mapas políticos (divisão de territórios), econômicos (economia de uma dada área), demográficos (população), histórico (mudanças históricas de uma área) e rodoviário (rodovias e estradas), e por fim existem os mapas temáticos que exibem informações diferenciadas dos mapas físicos e humanos, muito utilizado pelo turismo.
Mapa político da América do Sul
Fonte: brasilhistoriamyblog.blogspot.com
Mapa Físico
Fonte: webcarta.net/carta/mapa.php
Mapa temático – São Luis/ Maranhão
Projeções cartográficas
A projeção cartográfica corresponde a arte de transferência da superfície do globo terrestre para o mapa. Estas projeções podem ser classificadas de três maneiras:
Conformes: Superfícies são deformadas (áreas), e figuras são mantidas (ângulos); “Mercator”
Equivalentes: superfícies preservadas (áreas), figuras deformadas (ângulos); “Peters”
Afiláticas: Equilíbrio nas perdas, ambas apresentam deformadas.
As projeções podem ser:
Cilíndrica: Os paralelos e meridianos da esfera do globo são projetados no mapa.
* Projeção de Mercator: Projeta os meridianos e paralelos. O Equador é representado respeitando as devidas proporções e a elevadas altitudes sofrem distorções. Nesta projeção as regiões polares apresentam muito deformadas. visão eurocêntrica do mundo
* Projeção de Peters: Apresenta um achatamento no sentido leste-oeste e deformação no sentido norte-sul, dando a sensação de alongamento dos continentes. Esta projeção valoriza os países pobres.
Cônica: A projeção do globo é realizada em um cone. Esta representação é realizada apenas de um dos hemisférios.
Plana ou Azimutal: Produzida com uma superfície plana sobre o globo. A elaboração desta representação tem inicio no "centro de projeção", de onde saem todas as coordenadas. As deformações são mínimas próximo ao centro de projeção. Esta projeção é utilizada para representar áreas polares para focalizar um país ao centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário