sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Geologia – Carvão Mineral

Recursos minerais (Energéticos) 

- Carvão mineral

O planeta Terra, em aproximadamente 4,5 bilhões de anos, surgindo na era Azóica. A era Paleozóica começou a 500 milhões de anos e durou 300 milhões de ano e foi nos últimos períodos desta era, principalmente no período Carbonífero que aconteceu o soterramento de gigantescas florestas que com o passar do tempo geológico deu origem ao carvão mineral.

Este carvão é formado por troncos de árvores gigantes que cresceram em pântanos rasos do nosso planeta. Estas árvores depositaram-se no fundo destes pântanos e ficaram encobertos pela água, e os sedimentos foram recobrindo todo este material que com o passar do tempo, sofreram a ação da temperatura e da pressão do interior do planeta, carbonizando o tecido da matéria orgânica vegetal, formando o carvão mineral.

A existência destas florestas gigantescas se deve a um período da Terra com grande quantidade de CO2 na atmosfera.

Processo de formação de uma jazinda carbonífera

Este fonte de energia é a segunda mais utilizada no mundo, perdendo apenas para o petróleo. Sua grande importância surgiu com a Primeira Revolução industrial (Inglaterra – Sec. XIX), quando as máquinas à vapor passaram a utilizar o carvão como fonte de energia.

Os países que apresentam as maiores reservas de carvão mineral são a Rússia e os EUA, porém os maiores produtores são China e os EUA.


De acordo com o tempo de formação, a matéria orgânica pode se transformar em turfa, linhito, hulha ou antracito, onde a principal diferença entre cada tipo de carvão é o percentual de carbono existente.

Percentual de carbono por tipo de carvão: 

Para a formação da Turfa leva apenas algumas dezenas de milhares de anos, material com um percentual bem mais elevado de carbono que a celulose. Após mais algumas dezenas de milhares de anos, a turfa multiplica seu teor de carbono, transformando-se no linhito, após mais alguns milhões de anos, surge a hulha e após em antracito, com teores de carbono muito elevado, próximos de 90%. O Antracito é o melhor carvão, pois possui o maior poder energético.

Para a utilização do carvão mineral em caldeiras é necessário que o carvão tenha pequeno teor de cinza, para que tenha um bom resultado na queima. Embora outras fontes de energia tenham ganhado espaço frente o carvão mineral, a participação deste combustível ainda é relevante no mundo.

Mina de Carvão – China

Carvão Mineral

O Brasil possui reservas pequenas e de baixa qualidade (Cinzas) de carvão mineral, o que prejudica a sua utilização como fonte de energia.

As nossas maiores reservas estão no Vale do Jacuí no estado do Rio Grande do sul, mas a mior produção está nos vales do rio Tubarão e vale do rio Araranguá em Santa Catarina (aproximadamente 2 bilhões de toneladas), a produção do estado do Paraná não tem grande importância, principalmente pela baixa qualidade do carvão.

Composição do carvão brasileiro: 

Diferentemente do carvão mineral, o carvão vegetal é produzido a partir da lenha. A carbonização da lenha é praticada em fornos de carvoarias que em vários casos apresentam condições desumanas de trabalho, inclusive com trabalho infantil.

Forno de carvoaria


Nenhum comentário:

Postar um comentário